quinta-feira, 13 de junho de 2013

Boa noite pra todos!!!

tenham uma ótima sexta-feira!!!

BOA SEXTA-FEIRA A TODOS!!!

Arara-Vermelha

arara-vermelha (Ara chloropterus), também chamada arara-verdeararacangaaracangaarara-macauararapiranga emacau,1 é uma ave psitaciforme, nativa das florestas do Panamá até Santa CatarinaParaguai e Argentina. A sua alimentação é baseada em sementes, frutas e coquinhos.

Etimologia [editar]

"Araracanga" e "aracanga" vêm do termo tupi arara'kãga.1 "Arara" vem do tupi a'rara.2 "Ararapiranga" vem do termo tupi para "arara vermelha".3 ela gosta muito de cachorro sardento

Descrição [editar]

A arara-vermelha mede até noventa centímetros de comprimento e pesa até 1,5 quilogramas. Cada postura é composta por ovos de cinco centímetros, incubados por 29 dias.
O ninho dessa arara é feito em ocos de árvores, mas ela também se aproveita de buracos em paredes rochosas para colocar os ovos, os quais são chocados apenas pela fêmea, que fica no ninho. Quem cuida de garantir a alimentação tanto da fêmea como dos filhotes é o macho, que, nessa espécie, é fiel, mantendo a mesma companheira durante a vida inteira.

Referências

  1. ↑ a b FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.156
  2.  FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.155
  3.  [1]
  • (em inglês) BirdLife International (2004). Ara chloroptera2006 IUCN Red List of Threatened SpeciesIUCN 2006. Acesso a 08.12.2007.

Cacatua!!!

As cacatuas são aves psitaciformes, pertencentes à família Cacatuidae (a taxonomia de Sibley-Ahlquist integra-os as cacatuas na família dos psitacídeos). São muito semelhantes aos papagaios em relação ao bico em formato de banana e morfologia zigodáctila dos pés (dois dedos para a frente, dois para trás). Como características distintivas, as cacatuas apresentam uma crista móvel e plumagem de cores simples. As cacatuas têm distribuição geográfica restrita à Oceania (mais precisamente, nas florestas australianas) e em ilhas vizinhas, no Pacífico. Há cerca de 20 espécies de cacatuas.
Bastante barulhenta e colorida, a cacatua tem bico encurvado e pés com grande capacidade de movimentação, usados para andar, trepar em árvores e levar comida à boca. As cacatuas são psitacídeos grandes, dotados de um penacho que é erguido em exibições de corte. Encontradas apenas no Sudeste Asiático e na Austrália, são especializadas em comer sementes e quebrar nozes. Reúnem-se em grandes bandos, vivem em ambientes relativamentes úmidos e têm cauda curta. Alimentam-se principalmente no solo.
As cacatuas têm uma expectativa de vida que varia de 30 a 75 anos. São aves extremamente dóceis e brincalhonas, se adquiridas em um cativeiro. Podem aprender a cantar e a falar. Podem atingir tamanhos que variam de 35 a 70 centímetros. O que torna a Cacatua particular é a sua crista, que levanta e abaixa, dependendo do seu estado de humor.
Outro aspecto a ter em conta é a inteligência destes bichos, aprendem com muita facilidade a abrir gaiolas, e a pegar em pequenos objetos como isqueiros, canetas, relógios, pulseiras, cordões, dentre outros, podendo representar um perigo para o animal. Portanto, é importante deixar estas pequenas coisas longe de seu alcance. Uma das formas de ultrapassar este problema é ter alguns brinquedos próprios para ela ou também lhe dar nozes ou castanhas para se entreter. Se se sentirem esquecidas ou abandonadas, tendem a arrancar as penas e a destruir tudo o que tenham à volta, sejam plantas, mobília, eletrodomésticos,e até mesmo roupas.

Características Gerais[editar]

Asas: As cacatuas são boas voadoras. Suas asas são afiladas ou arredondadas. Quase sempre voam em bandos barulhentos, que podem ter desde pares até centenas de aves.
Bico: Alimentam-se basicamente de vegetais e sementes. Usam o bico para quebrar e abrir sementes e nozes ou para morder frutos. A maxila superior, maior que a inferior, tem relativa mobilidade. Termina em um gancho pontudo, que utiliza para se alimentar e escalar. A língua costuma ser grossa e áspera.
Pés: Usam-nos para andar, subir em brinquedos e escalar objetos (ou a gaiola), pegar a comida e levá-la à boca.´
Alimentação: A ração destas aves deve ser adquirida em uma casa de aves (ou de rações),de preferência misturas nutritivas, parecidas com a de papagaio, e devem ser considerados ainda suplementos de frutas ou suplementos vitamínicos. Quando estiver calor,é aconselhável que borrife as suas penas com um borrifador. Na Natureza, estas aves vivem em ambientes relativamente úmidos,sentindo a necessidade desses borrifos.

Gêneros[editar]

Gifs Animados!!!

chicken_laying_eggs_md_wht.gif (15866 bytes)chicken_eating_md_wht.gif (12746 bytes)hgfh.gif (13913 bytes)roosters_happy_family_md_wht.gif (5454 bytes)
no_fried_chicken_md_wht.gif (16569 bytes)falcon_looking_around_md_wht.gif (4798 bytes)falcon_glove_md_wht.gif (9131 bytes)mix_149.gif (13036 bytes)91-swan2.gif (13038 bytes)swan_swim_md_wht.gif (16743 bytes)swan_heart_md_wht.gif (9580 bytes)swans1.gif (18071 bytes)mix_248.gif (17809 bytes)yellow_parakeet_lg_clr.gif (8891 bytes)blue_parakeet_lg_clr.gif (8995 bytes)red_parakeet_lg_clr.gif (6928 bytes)vogel072.gif (26300 bytes)mix_133.gif (11840 bytes)vogel040.gif (31889 bytes)poli.gif (6976 bytes)mix_048.gif (8268 bytes)1c.gif (24119 bytes)
Olhem que fofo!!!
http://www.gifmania.com.pt/passaros/gallinas/poule.gif

entrem!!!

                                     

Reprodução!!!!

Reprodução

    Para realizar a reprodução de calopsitas, é necessário sabermos identificar o macho da fêmea, para que se possa
formar um casal.(veja identificação do sexo).

    Gaiolas e Ninhos:

Instale na tela da gaiola ou do viveiro um ninho de madeira tipo caixa, medindo cerca de 35 cm decomprimento, 20 cm de largura, 20 cm de altura, com entrada redonda na frente, e com uma ante-sala dentro do ninho, ultilizar maralha (serragem) para forração do ninho.
Acasalamento: As calopsitas atingem sua maturidade sexual por volta dos 12 meses. Desta forma é desaconselhável a reprodução com menos idade. Um casal é formado pela própria escolha das aves. Ter um casal junto não significa obrigatoriamente que eles irão se reproduzir. Embora as chances sejam maiores más não são absolutas. Os casais se formam naturalmente.

    Na natureza reproduz-se nas épocas das chuvas, quando os alimentos são mais abundantes. Faz seu ninho em buracos já existentes no tronco das árvores, geralmente em eucaliptos próximos à água. Em cativeiro, a reprodução ocorre o ano todo.

    A Calopsita reproduz tanto se estiver em viveiro coletivo como se estiver apenas um casal no ambiente. Esta última opção é a mais simples e, portanto a mais recomendada. As calopsitas são aves monogâmicas e estão aptas à reprodução a partir de um ano de idade. A Calopsita está apta a reproduzir o ano todo, mas a criação tem maior chance de sucesso nos meses de primavera e verão. Aconselha-se tirar apenas 2 a 3 ninhadas por ano, pois é um processo muito estressante para elas. Para cessar a reprodução, basta retirar o ninho.
    O macho se exibe para a fêmea, levantando a abaixando a crista, cantando e abrindo as asas. Então ele entra no ninho e a fêmea o segue. Durante cinco ou dez minutos, o macho esfrega a cloaca na da fêmea, que emite um som contínuo e baixo. Durante vários dias, o episódio pode repetir.


Postura & Nascimento:
    A postura costuma se iniciar de uma a duas semanas após a união do casal. Os ovos medem de 2 a 3 cm, e a postura é de 4 a 7 ovos por vez, com intervalos de cerca de dois dias. A incubação leva de 17 a 22 dias. Os pais revezam-se na incubação e cuidado dos filhotes. Os filhotes são ocultados pelos pais por 10 dias e após 3 semanas começam a explorar a gaiola. Separar os filhotes dos pais com 8 semanas de vida, quando começarem a comer sozinhos.


Alimentação:
    A alimentação dos pais também deve ser mais abundante durante este período, bem como a oferta de água disponível. Após o nascimento fornecer diariamente milho verde, pão molhado e osso de siba. Os criadores experientes aconselham deixar sempre à disposição das aves banheiras com água, sobretudo nesta época. Os pais eventualmente procuram esta oferta extra de água até mesmo para auxiliar no nascimento dos filhotes, umedecendo os ovos. A aplicação de vitaminas também é efetuada por alguns criadores, bem como fornecimento de cálcio extra (normalmente colocado na água das aves). Porém aves saudáveis e bem alimentadas não têm a necessidade destes complementos. Para que a postura finalize basta que se retire o ninho. O uso de farinha de boa qualidade também e interessante durante este período.

    É aconselhável então a limpeza do ninho, deixando-o preparado para quando ocorrer à próxima época de postura. Os criadores limpam os ninhos e o desinfetam com álcool, deixando-o secar naturalmente.Tem-se observado que normalmente épocas secas tendem a fornecer menos ovos galados, mesmo embora os pais estejam saudáveis e sejam prolíficos.

 



BANHO!!!

    O banho é algo sagrado, e que as Calopsitas não dispensam, se lhes permitirmos ter onde se banharem. No entanto, assim como outros pássaros, as Calopsitas não apreciam fisicamente serem colocados na água do banho e serem lavados pelos seus próprios donos. Estão habituadas por instinto a fazer a sua higiene pessoal onde têm possibilidade para isto.

    Grande parte das Calopsitas criadas em cativeiro nunca tiveram essa oportunidade exatamente devido a muitos criadores inexperientes não atentarem ao fato de que elas necessitam de um recipiente que lhes permitam entrar de corpo inteiro.

    O primeiro passo será arranjar uma "banheira" adequada à ave e que incentive o seu banho regular.

    Existe um mito que o banho torna as aves mais vulneráveis, isso é falso, assim como você, elas se tornariam vulneráveis caso não pudessem tomar banho freqüentemente!

    No entanto, alguns cuidados deverão ser adotados; nunca as deixe diretamente sob o sol ou em zonas de freqüentes correntes de ar. Lembre-se que um banho de água de temperatura ambiente é o melhor que elas podem desejar.

Um recipiente qualquer que permite que ela possa se banhar por completo (caiba apenas o seu corpo), mas cuidado para que este recipiente não seja tão fundo. Geralmente as Calopsitas costumam ficar apenas observando o recipiente durante aproximadamente 3 dias antes de finalmente se acostumarem com ele e saltarem para dentro e tomar o seu banho diário.

    No inverno as Calopsitas também costumam se banhar. Mas não somente no inverno quanto em épocas frias as gaiolas não deverão estar em varandas ou em locais frios, lembre-se que assim como você, sua Calopsita poderá pegar um resfriado ou pior do que isso; pneumonia.

    Caso a sua gaiola não tenha espaço suficiente para a "banheira" é um claro sinal que a sua gaiola é pequena demais para que a sua Calopsita viva confortavelmente. Com certeza você não gostaria de passar a sua vida num espaço onde mal pudesse dar 4 ou 5 passos. Com as Calopsitas é o mesmo. Compre uma gaiola maior e se possível monte um ninho por uma questão de proteção por mais que a sua Calopsita viva só. Caso queira você ainda poderá instalar um chuveiro, e isso é bem simples, bastará providenciar um caninho que produza gotejamento e isso para as Calopsitas é muito agradável e uma ótima forma de contribuir bastante para a sua higiene e limpeza e até mesmo para a dos donos que por ventura tenham problemas respiratórios, pois diminui a disseminação de poeiras.

    Pode utilizar também um borrifador para auxiliá-las no banho, simulando algo do seu habitat natural “ A CHUVA”. Elas adoram, mas comece borrifando bem lentamente ate que elas acostumem



Cuidados especias para calopsitas!!!

CUIDADOS COM CALOPSITAS MANSAS -  RISCOS

PERIGOS CONSTANTES – CUIDADOS

  

    Calopsita é um ser frágil que sente dor. Quem tem ave solta dentro de casa precisa estar sempre ligado e disposto a ter cuidado.

     Se você tem cachorros ou gatos você deve redobrar  a atenção com sua ave.

    A maior parte de acidentes acontece com aves que vivem soltas dentro de casa. Os acidentes mais comuns são:

* Donos pisam ou sentam em cima.

* Crianças  caem  em cima da ave ou as apertam, com as mãos, em demasia. Devemos levar em conta que as crianças não têm  noção da força da mão.

*Cães  pisam ou mordem. Mesmo os cães amistosos podem morder uma calopsita por ciúmes do dono, para inibí-la, ou  para afastá-la  de algo que eles desejam .

*Ventiladores de teto: Não deixe sua calopsita solta se usa, ou pretende  usar ventilador de teto.

*Recipientes fundos com água: Afogamento. Calopsitas não sabem nadar. Cuidado com tanques, vasos sanitários, baldes de água,  piscinas, etc.

*Janelas de Vidro: Colocar cortina fina para que elas saibam que existe uma barreira e não se batam no  vidro. Uma batida forte em vidro pode causar danos neurológicos, quebras de ossos, quebra de bico e pode, até,  matar sua ave.

*Material de Limpeza: Calopsitas são muito xeretas. Feche os materiais de limpeza em armários.

*Banho: Não dê banho na sua calopsita se ela não deseja. Não a molhe integralmente. A temperatura de uma calopsita é, em média, de 41 graus. Molhar a calopsita é pedir para ela adoecer. Deixe-a tomar banho, caso queira. Para isto ofereça uma   travessa rasa com água. Não use shampoos na sua calopsita. Ela é uma ave. Lembre-se disto.  Ela precisa do óleo natural de suas penas.

  

Brinquedos Perigosos:

     Calopsitas gostam de brinquedos e, normalmente, donos apaixonados gostam de presenteá-las, mas será que todos os brinquedos são seguros para seu amiguinho? Vamos ver os que oferecem perigos.

 Acessórios de madeira, pintados: Grande parte das tintas contêm chumbo que oferece alto risco de contaminação. Este tipo de contaminação pode se manifestar, imediatamente, ou pode  levar anos para mostrar seus danos, portanto evite brinquedos que sejam pintados. Prefira madeira crua.

    Sininhos e objetos de metal: Oxidam e a oxidação causa a contaminação da ave e danos à saúde dela.

    Espelhos: Podem se quebrar por bicadas ou outro tipo de impacto e correr o risco de seu amiguinho ingerir os cacos.

    Fitinhas de cetim: Cuidado ao colocá-las nas gaiolas como enfeite ou brinquedo, pois elas soltam finos fios que podem enforcar ou cortar pés e pernas de sua calopsita. Se usar a fitinha, tenha o cuidado de dar um nó bem apertado nas extremidades e observar sempre, pois as calopsitas têm verdadeira habilidade em desfazer os nós.

    Objetos com arames, pontiagudos, cortantes: Não usar.

    Bolinhas de ping-pong!  Nem pensar! É bem fácil sua calopsita furar a bolinha e ingerir pedaços dela ou se cortar.

    Brinquedos em espirais: Podem prender o pescoço e matar por quebra ou sufocamento.

    Brinquedos de poliester ou algodão: Soltam fios que podem estrangular pescoço e pés.

 




Gavião-real!!!

Também é chamado de uiraçu-verdadeiro, é a maior ave de rapina do Brasil, forte e poderosa.
Nem precisa dizer que ela é grande, sua altura vai até quase 1 metro e, sua envergadura (tamanho da ave com as asas abertas, de ponta a ponta) até 2 metros. Além de grande é pesada, os machos pesam até 4,5 quilos e as fêmeas podem pesar até 9 quilos.
Suas penas na cabeça são de cor cinza; o papo e a nuca são negros; o peito, a barriga e a parte de dentro das asas são brancos. Quando a ave já é adulta tem um colar de penas pretas.
Seus olhos são pequenos e tem um topete bem diferente, tipo uma crista e a cauda tem três faixas cinzentas. Agora, preste atenção nas pernas do gavião-real, elas são curtas mas muito fortes e suas garras são enormes (elas conseguem levantar um
 carneiro do chão).

Alimentação

É uma ave de rapina, sua alimentação é carne, então ela caça aves (araras, papagaios...), macacos, preguiças, em geral no alto das árvores. Mas, ela também come peixes, cobras e lagartos.

Onde vive[editar]

Na verdade o gavião-real podia ser encontrado desde o sul da América Central até o Paraguai. No Brasil, no Paraná e Rio Grande do Sul e algumas áreas de Mata Atlântica.
Hoje é um animal ameaçado de extinção e é praticamente encontrado apenas na Floresta amazônica, isso devido à destruição do seu habitat e ao fato de ser caçado pelos homens.

Hábitos[editar]

Gavião-real.
Gosta de viver nas árvores altas dentro das florestas. É uma ave pouco sociável, não anda em bandos.
Fácil de reconhecer o macho e a fêmea se estiverem juntos porque a fêmea é muito maior. É um animal que vive e caça durante o dia, voa muito alto sobre as árvores e plana com as asas bem abertas.
Quando se prepara para atacar ou mesmo quando quer impressionar uma futura namorada, o gavião-real estica as asas, estende as pernas, levanta a crista e eriça as penas.
Os solteiros, realizam um verdadeiro balé aéreo para impressionar uma possível namorada.

Reprodução[editar]

De junho a novembro é a época da reprodução. Eles escolhem os locais mais estranhos para os ninhos. De preferência as árvores mais altas.
Só têm um filhote de cada vez e quem choca é a fêmea. Quando a pequena ave sai do ovo, a fêmea então vai caçar e o macho fica cuidando do filhote e afastando qualquer animal que o ameace.
O filhote só sai do ninho depois de 4 a 5 meses. Na verdade, o filhote do gavião-real é dependente dos pais até 2 anos de idade, quando começa a aprender a caçar. (Essas aves podem viver 40 anos).
Quando presos nos zoológicos é muito raro conseguirem se reproduzir.

Predadores[editar]

O gavião-real não tem inimigos naturais, ele é um animal muito poderoso. Seu único predador é o homem.
Assim, nós infelizmente estamos repetindo o que já comentamos ao falar de outros bichos. Ao destruir as matas o ser humano acabou com o esconderijo do gavião, que sempre viveu na mata fechada, escondido e protegido e agora está na lista dos ameaçados de extinção.