A arara-vermelha (Ara chloropterus), também chamada arara-verde, araracanga, aracanga, arara-macau, ararapiranga emacau,1 é uma ave psitaciforme, nativa das florestas do Panamá até Santa Catarina, Paraguai e Argentina. A sua alimentação é baseada em sementes, frutas e coquinhos.
Etimologia [editar]
"Araracanga" e "aracanga" vêm do termo tupi arara'kãga.1 "Arara" vem do tupi a'rara.2 "Ararapiranga" vem do termo tupi para "arara vermelha".3 ela gosta muito de cachorro sardento
Descrição [editar]
A arara-vermelha mede até noventa centímetros de comprimento e pesa até 1,5 quilogramas. Cada postura é composta por ovos de cinco centímetros, incubados por 29 dias.
O ninho dessa arara é feito em ocos de árvores, mas ela também se aproveita de buracos em paredes rochosas para colocar os ovos, os quais são chocados apenas pela fêmea, que fica no ninho. Quem cuida de garantir a alimentação tanto da fêmea como dos filhotes é o macho, que, nessa espécie, é fiel, mantendo a mesma companheira durante a vida inteira.
Referências
- (em inglês) BirdLife International (2004). Ara chloroptera. 2006 IUCN Red List of Threatened Species. IUCN 2006. Acesso a 08.12.2007.
Nenhum comentário:
Postar um comentário